FORTALEZA – Principais Pontos Turísticos, Hotéis e Passagens Aéreas

Fortaleza:

Fortaleza está localizada no litoral Atlântico, a uma altitude média de dezesseis metros, com 34 km de praias. A cidade possui 313,140 km² de área e 2.609.716 habitantes estimados em 2016, além da maior densidade demográfica entre as capitais do país, com 8.334 hab/km².

É a maior cidade do Ceará em população e a quinta do Brasil. É  a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O meio ambiente de Fortaleza tem características semelhantes às de outras cidades de litoral do Brasil. O clima é quente, com temperatura anual média de 26 °C. A vegetação predominante é de mangue e restinga.

Seu relevo é de planície litorânea e de tabuleiros pré-litorâneos. O território possui altitude média de dezesseis metros. O Parque Ecológico do Cocó destaca-se por ser a maior área verde da cidade e um dos maiores parques urbanos da América Latina.

Fortaleza possui clima tropical semiúmido com temperatura média anual de 26,5 °C. Dezembro é o mês mais quente e julho o mais frio.

Sem ter exatamente definidas as estações do ano, há a estação das chuvas, de janeiro a junho (verão e outono), julho é a transição da estação chuvosa para a seca, e a estação seca, de agosto a dezembro (inverno e primavera)

É sem dúvidas um dos maiores destinos turísticos do país. Segundo o Ministério do Turismo, a capital cearense é o segundo destino mais desejado do Brasil e o quarto que mais recebe visitantes.

A vocação turística da cidade tem estimulado o crescimento de uma forte estrutura hoteleira e principalmente de entretenimento, com destaque para barracas de praia, lojas de artesanato, parques aquáticos, clubes, boates e casas de shows, além de ser responsável pelo desenvolvimento de projetos como o Aquário Ceará, terceiro maior aquário do mundo, em construção na orla da cidade.

Citamos abaixo, alguns dos principais destaques e pontos turísticos de Fortaleza:

Destaque turístico de Fortaleza:

Praia do Futuro:

Praia do Futuro

Praia do Futuro

A Praia do Futuro é a preferida de fortalezenses e turistas para banhos e mergulhos. É um pouco mais afastada da , área urbana, e por isso tem águas mais limpas, os fortes ventos provocam ondas maiores e muito mais fortes, ideais para surf e windsurf, mas requer atenção redobrada de banhistas, especialmente crianças.

Além das praias, outra atração da Praia do Futuro são as barracas de praia; embora existam também barracas de praia no Meireles e em Mucuripe, elas não se comparam em tamanho e infraestrutura às barracas da Praia do Futuro.

As maiores barracas da Praia do Futuro contam não apenas com centenas de mesas (algumas sobre a areia da praia, outras dentro das barracas), mas com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo.

A preferida dos banhistas ocupa oito dos 25 km da orla de Fortaleza. O calçadão abriga barracas que oferecem duchas de água doce, cadeiras de praia e comidas típicas da região.

O cenário fica completo com a areia branca, as ondas fortes e as famosas dunas. À noite, o local vira point de festas e baladas.

Outras atrações turísticas de Fortaleza:

Beach Park:

Beach Park

Beach Park

O Beach Park é um dos maiores complexos de diversão do Brasil. O lugar tem uma ótima barraca de praia, hotel e a área que mais faz sucesso: o parque aquático na frente do mar.

Ainda que esteja em Aquiraz, o complexo Beach Park é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza e garante diversão para pessoas de todas as idades.

O parque tem diversas piscinas, brinquedos e toboáguas – os atrativos têm vários níveis de aventura, desde as mais leves (para as crianças) às mais radicais, para os que não temem altura e rodopios em cima de uma boia.

O brinquedo mais famoso do parque é o Insano, que tem uma queda de 41 metros de altura. Para quem não encara toda a altura do Insano, a dica é brincar no Arrepius, que tem vários toboáguas legais e mais leves, a exceção é a cápsula, um brinquedo em que o “chão” abre embaixo de seus pés.

Para famílias com crianças, a dica é ficar perto dos brinquedos-playgrounds ou em piscinas rasas. Se a ideia é relaxar, passe um tempo na Correnteza Encantada, ou curtindo o movimento da piscina com ondas.

Não é preciso sair do Beach Park para almoçar, porém é bom ter ciência de que os preços cobrados lá dentro são altos.

Para não ter que carregar nada pesado consigo, são alugados armários para deixar seus pertences e é usado o serviço de cartão pré-pago para pagar os consumos dentro do parque.

Mercado Central de Fortaleza:

Mercado Central de Fortaleza

Mercado Central de Fortaleza

O Mercado Central de Fortaleza é um mercado especializados em produtos artesanais.

É gerido pela ALMEC, mas é de propriedade da Prefeitura de Fortaleza e está localizado no Centro da cidade ao lado da Catedral de Fortaleza .

Inicialmente todo feito de madeira,era apenas um pequeno mercado de carnes, frutas e verduras construído em 1809, com autorização da Câmera Municipal.

Em 1814, as instalações iniciais foram demolidas para dar lugar a novas com agora o nome de Cozinha do Povo. Ao longo dos anos, passou por várias reformas. O prédio atual foi inaugurado em 19 de janeiro de 1998.

O Novo Mercado Central abriga 553 boxes, distribuídos em 5 pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento, compreendendo área total de 9.690,75 metros quadrados de área construída.

Hoje, são encontrados nas lojas artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, souvenires como mini-jangadas, bijuterias, jóias em ouro, artigos para decoração, dentre diversos outros itens.

Praia de Iracema:

Praia de Iracema

Praia de Iracema

A Praia de Iracema é uma das praias mais famosas de Fortaleza, tem esse nome por conta da personagem clássica de José de Alencar.

A praia costuma receber um grande número de turistas durante a alta temporada, e conta com movimento pelo dia na praia e à noite nos bares e boates da região.

Com uma boas faixa de areia clara e fina, possui mar tranquilo, que varia entre o verde e o azul dependendo do tempo.

É uma boa opção para um dia em família, onde crianças podem brincar e nadar sem preocupação. Coqueiros enfeitam a areia dessa praia, que conta com ótima infraestrutura, com bares, quiosques e restaurantes, além de hotéis e pousadas.

É aqui que está localizada um dos pontos turísticos da cidade, a Ponte dos Ingleses, que costuma ficar muito movimentada à noite.

Atrações de humor, treinamentos funcionais, venda de diversos artigos, espaço para uma ótima caminhada, feirinha de artesanatos, bares e restaurantes fazem parte dos atrativos da Praia de Iracema, sem mencionar o lindo nascer e pôr do sol.

Ponte dos Ingleses:

Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica, está localizada na Praia de Iracema. Foi um projeto de melhoramento da estrutura portuária de Fortaleza.

A construção do viaduto Lucas Bicalho foi iniciada em 24 de setembro de 1921, para servir de porto da cidade de Fortaleza, em substituição da antiga Ponte Metálica (ponte ao lado, próxima da Avenida Almirante Tamandaré).

No entanto, nunca funcionou como porto. O viaduto integrava o ante-projeto de um porto-ilha proposto pelo engenheiro Manuel Carneiro de Sousa Bandeira, e desenvolvido pelo engenheiro Lucas Bicalho.

As obras foram iniciadas em 1921, durante o governo do presidente Epitácio Pessoa, e foram suspensas no governo de Artur Bernardes, no qual permaneceu inconclusa.

Em 1994, foi aprovado um projeto de recuperação da ponte através da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

A ponte foi recuperada e urbanizada para o uso público, além de ter recebido uma armação de madeira sobre parte do viaduto, projeto dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, também responsáveis pelo projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Atualmente, a Ponte dos Ingleses conta também com um Núcleo de Proteção dos Golfinhos e uma Torre de Observação de Cetáceos.

As obras de projeto foram suspensas à falta de crédito orçamentário, e sofreram o desgaste natural do tempo e das marés.

A partir disso, a construção se desvirtuou, passou a ser frequentada enquanto mirante por sua visão privilegiada e ganhou apelo turístico. O local, então, nunca chegou ser usado como porto.

Parque Ecológico do Rio Cocó:

Parque Ecológico do Rio Cocó

Parque Ecológico do Rio Cocó

O Parque Ecológico do Rio Cocó é uma área de conservação, um parque estadual da vida natural localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. Tem esse nome devido ao rio que forma o bioma de mangue, o rio Cocó.

É considerado de grande importância tanto para a cidade, como para a biodiversidade que é protegida dentro de suas bordas.

Contendo diversas espécies de vida animal e vegetal endêmicas e ameaçadas, ele é considerado a herança cultural e ecológica mais importante de Fortaleza.

Ambientalmente, ele serve para reduzir a temperatura do ar na cidade, e também forma uma bacia protetora que previne enchentes durante tempos de fortes chuvas.

A reserva ecológicas está atualmente sobre ameaça de uma proposta do governo de construir um viaduto que necessitará da derrubada de uma parte da reserva florestal, resultando em uma grande perda para a flora e fauna local.

Grupos sugerem soluções favorecendo transporte publico e bicicletas. A proposta atraiu diversas críticas de arquitetos, de professores de universidade, de grupos ambientalistas e de várias organizações não-governamentais.

Catedral Metropolitana de Fortaleza:

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um monumento histórico. Em estilo gótico romano ou gótico moderado, a Catedral foi inaugurada em 1978, depois de ter passado quase quarenta anos para ser construída.

Ela ocupa atualmente grande parte da Praça Pedro II, no centro de Fortaleza, tendo capacidade para cinco mil pessoas. O Templo destaca-se pela sua imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais.

Gótica e imensa, a capacidade é para cinco mil pessoas e foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier e inspirada na catedral de Colônia, na Alemanha. Inaugurada em 1978, tem torres que chegam a 75 metros de altura.

A arquitetura e o seu fascinante acervo de arte sacra atraem além de fiéis, muitos turistas. Além de todas essas belezas, o templo possui pequenas capelas e criptas, belíssimos vitrais, peças decorativas e um altar presenteado por um fiel da cidade italiana de Verona.

Inspirada na catedral da cidade alemã de Colônia e na de Chartres, a Catedral Metropolitana de Fortaleza está localizada muito próxima do Mercado Central de Artesanato de Fortaleza e também da Fortaleza Nossa Senhora de Assunção.

As missas são realizadas todos os dias, menos às segunda-feiras e São José é o santo padroeiro do templo.

Arena Castelão:

Arena Castelão

Arena Castelão

A Arena Castelão, ou apenas Castelão para a maioria das pessoas, é o principal estádio de futebol do Ceará. Localizado em Fortaleza, foi inaugurado em 1973 e recentemente passou por reforma para receber seis jogos da Copa do Mundo de 2014.

Foram oferecidas visitas guiadas durante a reforma do estádio para que visitantes pudessem acompanhar as obras, porém, atualmente, a melhor forma de conhecer o estádio é em dia de jogos de futebol.

Há um espaço cultural funcionando no local; nele você poderá conhecer mais a fundo a história do lugar.

Theatro José de Alencar:

Theatro José de Alencar

Theatro José de Alencar

Com projeto arquitetônico básico do tenente Bernardo José de Melo, o Theatro José de Alencar teve sua estrutura metálica desenhada pelos arquitetos e engenheiros de uma firma de fundição escocesa.

Inaugurado há mais de cem anos, o Theatro José de Alencar impressiona os turistas com sua belíssima arquitetura eclética.

Numa solução inusitada, eles projetaram uma fachada em estilo eclético e justaposta à de um teatro de ferro.
Voltado para a Praça José de Alencar, ainda que cercado por ruas, o edifício assume destaque devido às construções de prestígio da época.

Sua fachada composta no térreo por quatro aberturas centrais com pequeno pórtico de coluna toscanas à frente e mais três aberturas em cada um de seus antecorpos laterais.

O segundo pavimento, com terraços voltados para a praça e para as ruas vizinhas, é encimado por frontão triangular.

A construção consta de quatro blocos: o frontal, onde funcionam o vestíbulo e complementos, no térreo, e o foyer, no segundo pavimento; o segundo, ocupado pelo pátio interno; o terceiro, onde se localiza a sala de espetáculos com quatro pavimentos, e o último bloco, que consiste na caixa de cena.

Completamente restaurado em 1974, o teatro teve sua estrutura metálica recomposta., sistemas de ventilação, iluminação e cenografia modernos foram instalados; cadeiras austríacas recuperadas e um jardim no pátio central executado de acordo com projeto do paisagista Burle Marx.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é o mais badalado espaço cultural da cidade reúne teatros, cinema, espaço para shows e galerias de arte. Nas redondezas, casarões neoclássicos recuperados abrigam bares, restaurantes e casas noturnas.

Dois importantes museus também fazem parte do Dragão: o Memorial da Cultura Cearense, de arte popular, e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, com exposições de artistas locais, nacionais e estrangeiros.

O local reúne diversos espaços destinados ao lazer, produção e difusão de arte e cultura. As atrações incluem também, o Museu de Arte Contemporânea, Museu da Cultura Cearense, cinema, planetário, auditório, biblioteca pública, sala de teatro, além de uma escola de artes e uma praça onde são realizados shows e eventos.

O complexo foi batizado de “Dragão do Mar” em homenagem ao codinome de Chico da Matilde, um pescador que foi um dos símbolos do movimento abolicionista cearense.

OBS – Caro viajante, procuramos citar nesse artigo, alguns dos principais pontos turísticos e atrações de Fortaleza, para que na sua próxima viagem à cidade, você já tenha um roteiro em mãos dos lugares para visitar.

Mas além dos pontos turísticos, Fortaleza também reserva uma infinidade de hotéis para você se hospedar com conforto e segurança, mas nós não citamos aqui no artigo, pelo fato de que a hospedagem fica a critério e condições financeiras de cada um.

Outro fator importante em uma viagem, é a compra da passagem aérea, hoje existem algumas companhias aéreas que fazem rotas para Fortaleza com diversas promoções.

Pensando nisso, nós disponibilizamos um buscador de hotéis e passagens aéreas em promoção. Para isso basta você acessar o nosso pesquisador logo abaixo, que você poderá encontrar a promoção de hotéis e passagens aéreas que melhor se encaixa no seu orçamento.

Busque promoções de hotéis e passagens aéreas – Pesquise abaixo

Passagens Aereas Vip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *