CALDAS NOVAS – Pontos turísticos da maior estância hidrotermal do mundo

Caldas Novas:

Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo, suas águas brotam do chão em temperaturas que variam de 43° a 70°, por isso é conhecida como o “Paraíso das Águas Quentes”

Em alta temporada recebe mais de um milhão de turista em busca dessas águas quentes e terapêuticas. As águas termais são muito procuradas pelas suas propriedades terapêuticas, medicinais e relaxantes.

O centro da cidade possui também, diversos restaurantes, bares, atrações culturais, ótimos hotéis e pousadas.

A principal fonte de renda do município é o turismo. Uma outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.

Mas a maior atração turística de Caldas Novas são os parques aquáticos, que atraem muitos turistas à cidade em busca de lazer e diversão nas águas quentes.

Esses parques, tem estrutura completa para toda família e para todas as idades. Toboágua tipo radical e para crianças, rio lento, atrações com bóias, piscinas termais, de ondas, ôfuro, bar molhado, sauna, recreação com monitores e shows musicais.

Abaixo, citamos algumas das inúmeras atrações turísticas de Caldas Novas – Confira.

Destaque Turístico de Caldas Novas:

Di Roma Acqua Park e Splash:

Di Roma Acqua Park e Splash - Caldas Novas

Di Roma Acqua Park e Splash – Caldas Novas

O Di Roma Acqua Park é um enorme e completo parque aquático na cidade de Caldas Novas, o paraíso das águas quentes. O parque oferece lazer e diversão para crianças e adultos, com atrações radicais e piscinas para todos os gostos.

Com uma enorme estrutura, o Di Roma Acqua Park possui dois parques com atrações distintas, o Acqua Park e o Splash.

Os parques são interligados e de fácil acesso entre eles, sendo que o Acqua Park possui atrações voltadas para os adultos e o Splash possui atrações para crianças.

Os parques pertencem a rede Di Roma de Hotéis e todos aqueles que se hospedam nos hotéis da rede, tem direito à acessar o Acqua Park e o Splash.

Aqueles que não estão hospedados nos hotéis da rede Di Roma, poderão adquirir o ingresso para curtir o parque.

Para os que estiverem hospedados, é necessário apresentar o cartão de hóspede para acessar o parque. Esse cartão também será necessário para o consumo dentro do mesmo.

O Acqua Park conta com uma piscina de águas quentes e bar molhado, uma piscina com água super quente, piscina com hidromassagem, sauna, tobo-águas e piscina com ondas.

A piscina com ondas é ligada em horários específicos, geralmente de 40 em 40 minutos. O parque também disponibiliza mesas para os hóspedes e visitantes.

Vários quiosques podem ser encontrados no Acqua Park, vendendo diversos produtos como pastéis, churros, crepes, além de bebidas e salgados.

Splash – Com grande parte das atrações indicada para as crianças, mas possui atrações radicais que podem ser desfrutadas pelos adultos.

O Splash possui logo na entrada quatro enormes toboáguas no estilo Kamikaze. Para chegar até eles, é necessário subir as escadas que ficam dentro do vulcão, outra grande atração do parque. O parque conta também com várias outras atrações como escorregadores, o rio lento, bóias, navio pirata, pequenos tobo-águas, quiosques e espreguiçadeiras

O Di Roma Acqua Park é muito seguro, possui duchas espalhadas por todo o parque, banheiros, berçário, playground, guarda volumes, salva vidas e ambulatório. Todo o consumo dentro do parque é feito através de cartão.

O Di Roma Acqua Park funciona de quarta à domingo das 8h às 19h. Na alta temporada os dias de funcionamento podem sofrer alterações. Crianças até 7 anos de idade não pagam ingresso.

Outros Pontos Turísticos de Caldas Novas:

Lagoa Termas Parque:

Lagoa Termas Parque

Lagoa Termas Parque

Local tranquilo para passar o dia, o Lagoa Termas Parque, também conhecido como Lagoa Quente, é um parque tradicional de Caldas Novas, aberto há vários anos.

O parque abriga piscinas variadas, tobogãs, toboáguas, área para crianças, bares e restaurantes, além da Lagoa do Piratiginda e o Poço Cozinha Ovos — a água do local é tão quente que é possível ver a água borbulhando.

O parque é muito bonito e está entre os 3 melhores parques da região. Conta com boa infraestrutura, com piscinas termais para adultos e crianças, toboáguas, saunas, parquinho, bosques para caminhadas, espaço cultural, além de lanchonetes e restaurantes com preços justos, nada muito caro.

No parque, há um espaço dedicado às crianças, com piscina rasas e quentes, diversos brinquedos e chafarizes. Já os brinquedos radicais como autorama, rampa e o toboágua vermelho são atrações para os adultos.

Um destaque no Termas Lagoa Quente é o grande palco, onde sempre tem música ao vivo, DJ´s, animadores e dançarinos para agitar a galera nas piscinas. E todo mês tem um show diferente de grandes artistas da música sertaneja, como Fernando e Sorocaba, garotos propaganda do parque.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas:

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Criado em 1970 para proteger o principal ponto de recarga do lençol termal da região, o Parque Estadual Serra de Caldas Novas só foi estruturado para receber os visitantes em 1999.

Em toda a sua extensão, que é de 123 quilômetros quadrados, as belezas da flora e fauna do cerrado brasileiro colorem o cenário.

A reserva oferece duas trilhas: Cascatinha – A trilha possui aproximadamente 700 metros, cerca de 30 minutos de caminhada, a trilha da acesso a cascatinha, uma queda d’água de quatro metros.

Paredão – É uma trilha íngreme, mas não deixa de ser belíssima também,  termina num clima de liberdade e intimidade com a natureza, uma floresta bela e extensa.

As caminhadas, que levam entre 1:30h e 2:30h,  só podem ser feitas com o acompanhamento de guias. Entre as recomendações estão o uso de sapatos apropriados e confortáveis, calças compridas e protetor solar. Para visitar o parque é necessário agendamento prévio.

Lagoa Quente de Piratininga:

Lagoa Quente de Piratininga

Lagoa Quente de Piratininga

A Lagoa Quente de Piratininga foi a primeira fonte de água termal descoberta em Caldas Novas com as águas mais quentes que se tem notícia no Brasil, localizada no Bairro Lagoa Quente a 160 km de Goiânia.

Em volta da lagoa foi construída um área de camping com parque aquático e boa infra-estrutura com banheiros, restaurantes e saunas e espaço para esportes radicais como arvorismo.

Na área fica a nascente “poço do ovo” com as águas mais quentes do País, cuja temperatura média é de 57º C próximo à nascente (no fundo).

A Lagoa de Pirapitinga foi descoberta por acaso, no final do século 18, pelo bandeirante Martinho Coelho, que passava com seus cães de caça pela região.

Conta-se que os cachorros caíram na lagoa e foram queimados pela água quente. Outra lenda do local informa que o nome foi dado pelos índios a um peixe que teria se adaptado à alta temperatura da água.

A lagoa é visitada por todo tipo de turista e pelos próprios moradores da região durante o ano todo, inclusive no período chuvoso.

Lago Corumbá:

Lago Corumbá

Lago Corumbá

O Lago de Corumbá, possui um espelho d’água com 62 km², ideal  para a prática de esportes náuticos e passeios de barco. A área oferece hotéis de lazer, com infraestrutura para a pesca esportiva e exploração das cachoeiras da região.

Além de abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá I, o Lago de Corumbá é um dos pontos turísticos de Caldas Novas muito procurado pelas pessoas que gostam de praticar esportes náuticos.

É cenário para passeios de lancha, barco e jet ski, que levam a cachoeiras e também a bares ao longo da “orla”. A pesca esportiva incrementa o movimento, principalmente quando há campeonatos.

Clubes à sua margem são atrações à parte, a de se destacar o Náutico Praia Clube, com bares ao longo do píer, passeios de escuna e piscinas com águas aquecidas por caldeiras.

Competições de Jet Ski a níveis regionais e nacionais tornaram-se frequentes, a pesca esportiva é uma fonte inesgotável de entretenimento, recheada de surpresas maravilhosas.

A apenas 7 km da região central da cidade, o Lago de Corumbá é hoje um dos pontos turísticos de Caldas Novas mais visitados da região das águas quentes, com seus 62 km² de águas represadas, este maravilhoso lago oferece inúmeras atrações para os praticantes de esportes e os amantes da natureza.

Parque das Fontes:

Parque das Fontes

Parque das Fontes

O Parque das Fontes é um paraíso de águas quentes e naturais que fica dento do complexo Rio Quente Resorts, aberto durante o dia e a noite.

O Parque possui uma altitude de 630 metros, onde é possível sentir a força das águas quentes, com a temperatura da água podendo chegar a 37º.

A grande vantagem das piscinas do Parque das Fontes é que todas são naturais, com água corrente, sendo renovada completamente a cada 25 minutos, aproximadamente. Há relatos de que as águas do parque são medicinais.

Por muito tempo, acreditou-se que a água é tão quente por nascer de dentro de um vulcão extinto. Porém, após vários estudos, concluiu-se que o aquecimento é feito pelo calor da Terra, em um fenômeno natural chamado geotermia.

Um detalhe que chama muito a atenção dos visitantes é a beleza natural do Parque das Fontes. A cada piscina uma surpresa e em todas elas as águas são puras e límpidas, sendo possível avistar as pedras no fundo da água.

Por possuir várias nascentes, a vazão de água é de 6 milhões de litros por hora garantindo a limpeza das águas. Também estão espalhados pelo parque ofurôs naturais e saunas.

Existem alguns bares molhados no parque, sendo possível realizar pedidos sem precisar sair das piscinas.

Todo o consumo dentro do Parque das Fontes é feito através de um cartão, que é entregue ao visitante no momento da entrada e pago no check-out. Há também restaurantes no local.

Duchas termais, quadras de tênis e campo de futebol de areia complementam a estrutura do Parque das Fontes.

Jardim Japonês:

Jardim Japonês

Jardim Japonês

O Jardim Japonês possui um clima místico, que transmite harmonia, profundidade de espírito e paz, que contagia a alma de todos os visitantes.

O local, construído por um paisagista japonês na década de 80, atrai anualmente quase 150 mil turistas.

No século XIV, jardins do tipo eram usados por monges budistas que necessitavam locais tranquilos para fazer suas meditações e orações. Por isso, eram usados elementos da natureza, como plantas, pedras e água, cada um com um significado espiritual específico.

No jardim japonês de Caldas Novas, a ponte, por exemplo, simboliza um ritual de passagem, evolução e abandono de sentimento energias negativas.

Já a pedra da tartaruga no meio de uma fonte, representa a longevidade. As árvores também têm significado: a tamareira, por exemplo, é a árvore da amizade.

As pedras por onde os turistas fazem a travessia do lago remetem ao livre arbítrio e, por fim, as escadas em volta da cachoeira simbolizam a família, e a água que cai ali, a purificação.

Localizado na GO-490, na entrada da cidade, o jardim é aberto à visitação diariamente, das 8h às 17h.

Casarão dos Gonzaga:

Casarão dos Gonzaga

Casarão dos Gonzaga

O Casarão dos Gonzaga foi construído no começo do século XIX como sede da fazenda do primeiro prefeito de Caldas Novas ,foi totalmente restaurado e é um edifício histórico, patrimônio cultural, e um ponto de visitação importante, sendo uma das construções mais antigas da cidade.

O casarão fez parte da historia de Caldas Novas, hoje abriga um acervo de peças antigas é o centro de apoio ao artesanato Goiano.

O local preserva objetos antigos e hoje é utilizado como centro de apoio ao artesão. Além da construção ser muito bonita, é também um local onde você poderá comprar alguns produtos e artesanatos de produtores locais.

Passagens Aereas Vip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *