BÚZIOS – Principais praias e pontos turísticos da cidade

Búzios:

Búzios é uma cidade caracterizada por suas lindas praias, entretanto nesta cidade as atrações não se limitam somente a praias e esportes aquáticos.

Uma excelente opção são os passeios ecológicos, visto que existem maravilhosas reservas naturais. Há também alguns centros culturais onde poderá apreciar a inspiração dos artistas brasileiros e estrangeiros e que ali vivem.

Poderá encontrar magníficas galerias, festivais de música, um museu de história, onde conhecerá a origem desta singular cidade.

Além de que, ao longo do ano, existem vários eventos que permitem a todos os visitantes desfrutar ainda mais sua viagem, como a festa de São Pedro em 29 de junho, padroeiro da cidade; também há o aniversário do Iate Clube em julho.

Em novembro sempre se comemora o aniversário da cidade e o Festival de Cinema, que tem seu espaço no Gran Cine Bardot, atraindo artistas famosos brasileiros e estrangeiros.

A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que visitou a cidade em 1964. Hoje, Búzios é visitada por turistas do mundo inteiro e alguns a chamam de “a Saint-Tropez brasileira”.

Búzios conta com dias quentes, atenuados pelos ventos constantes procedentes do Oceano Atlântico, é ideal para a prática de iatismo e voo livre. A temperatura média anual é de 24 °C e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro: cerca de 750 milímetros anuais apenas.

O mês mais quente é o mês de fevereiro com média de 25 °C e o mês mais frio é o mês de setembro com média de 19,5 °C. O mês mais seco é o mês de agosto com apenas 37 mm de precipitação e o mais chuvoso é dezembro com aproximadamente 130 mm de chuva.

Destaque Turístico de Búzios:

Praias de Búzios:

Praias de Búzios

Praias de Búzios

Na península que mais parece uma ilha, as praias são as estrelas principais. São 23 praias ao todo, cada um com seu charme e estilo próprios.

Geribá, a preferida da juventude, atrai surfistas o ano inteiro. Já as águas calmas são as marcas registradas das praias Tartaruga e João Fernandes, indicadas para quem viaja com crianças.

A orla central, formada pelas praias do Canto, da Armação e dos Ossos, tem cenário digno de uma vila de pescadores, salpicado por barquinhos coloridos.

Mais adiante, estão as belas praias Azeda e Azedinha, pequenas e contornadas por vegetação exuberante. Do outro lado da cidade, estão as praias Manguinhos e praia Rasa, pontos de encontro dos adeptos do wind e do kitesurf.

O fato de ser uma península confere a Búzios uma grande variedade de praias. Com características distintas, algumas encantam os surfistas, como a praia de Geribá, já outras, são as preferidas por  velejadores, que encontram bons ventos o ano inteiro nas praias Rasa e Manguinhos.

Quem viaja com a família não abre mão das mordomias e das águas calmas de Ferradura, Azeda, Tartaruga e João Fernandes.

Já as praias do Forno, Azedinha, João Gonçalves e Olho de Boi, são mais tranquilas, onde o naturismo é praticado e permitido. Abaixo citamos algumas das principais praias de Búzios.

Praia de Geribá:

Praia de Geribá

Praia de Geribá

Ela está entre as mais populares e visitadas praias de Búzios.

A praia de Geribá é queridinha entre os turistas e moradores, especialmente por aqueles que gostam de praia grande (são quase 2 km), muita areia, movimento e infraestrutura.

Geribá marca um dos principais pontos de hospedagem da cidade. Só isso já seria suficiente para que ela fosse uma das mais frequentadas. Mas a fama não é apenas por isso, a Praia de Geribá é realmente espetacular.

A praia oferece faixa de areia para todos os gostos. Nos dois cantos, esquerdo e direito, reina a calmaria. No canto direito, é possível subir a trilha pela rocha e ter uma visão maravilhosa da praia.

O mar já fica mais calmo no canto esquerdo, os quiosques são mais rústicos e o lugar é um convite para os que preferem praias mais autênticas. O canto esquerdo dá acesso à Praia da Ferradurinha, também entre as prediletas dos turistas e moradores.

O centro da praia é onde está o maior movimento. Há várias pousadas à beira-mar, assim como casas de veraneio.

A faixa de areia é cercada por barracas, cadeiras, vendedores ambulantes e barraquinhas. Tudo para tornar a estada do visitante mais agradável.

O centro também é a área predileta dos praticantes de esportes como surf, SUP e windsurf, tanto pela boa formação de ondas quanto pelo vento.

Praia da Armação:

Praias de Armação

Praias de Armação

A praia da Armação contorna toda a Rua das Pedras e Orla Bardot e, na maioria dos trechos, não tem areia.

É lá que fica o píer, de onde saem os barcos para passeios por praias e ilhas da região.

Além dos barquinhos de pesca, o cenário é ornamentado pela Ilha do Caboclo, bem próxima da orla; e por três belas esculturas em bronze que homenageiam a atriz francesa Brigitte Bardot, os pescadores e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Os bancos e decks à beira-mar, além dos bares e restaurantes que se espalham pela calçada do outro lado da rua, são perfeitos para curtir o pôr do sol.

Praia da Ferradura:

Praia da Ferradura

Praia da Ferradura

A praia da Ferradura recebeu esse nome devido ao seu formato similar a uma ferradura.

Essa extensa praia é rodeada por enormes e belas casas, que dão um contraste entre a natureza e o urbano.

Uma das praias mais procuradas de Búzios, com o mar bem calmo, é ideal para quem tem crianças.

Tem opções de lazer para todos os gostos, desde a prática do mergulho, como a de esportes náuticos, assim como andar de pedalinho, entre outras atividades que permitem a interação de toda a família.

Praia das Tartarugas:

Praia das Tartarugas

Praia das Tartarugas

A praia das Tartarugas recebeu esse nome, por abrigar a maior incidência de tartarugas marinhas na cidade.

Além de sua grande pedra possuir o formato de uma tartaruga, quando vista de cima.

O Projeto Tamar escolheu essa bela praia para preservar as espécies que corriam o risco de extinção.

Localizada em uma pequena enseada da Baía Formosa, aconchegante e de águas tranquilas. Indicada para idosos, crianças e pesca de arremesso. Consagrou-se ainda mais como palco ao ar livre do Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras.

É ponto de retorno das escunas que fazem passeios na orla durante a alta temporada. Completa o cenário um deslumbrante pôr-do-sol.

Praia Brava:

Praia Brava

Praia Brava

A praia Brava não é muito badalada por causa das fortes ondas, mas a preferida da rapaziada do surf.

Rodeada de paredões rochosos e vegetações rasteiras, é praia de mar aberto e ainda conserva a beleza selvagem e recantos aconchegantes.

Circundada por costões impressionantes a praia está dividida em dois (uma formação rochosa que pode-se atravessar a pé mesmo com maré alta divide a praia), sendo que a parte por onde se acede possui grandes ondas, ideal para a prática do surf ou pesca de linha e que não é muito frequentada por banhistas.

O lado direito é ideal para quem procura um ambiente mais isolado e deserto, e por onde se chega a uma trilha na praia de naturalismo Olho de Boi.

Ótimo lugar para passar o dia praticando esportes como o surf, frescobol ou pescando nos costões ou até para leitura ou meditação.

Pequenos quiosques de praia e restaurantes oferecem deliciosos pratos variados, bebidas, guarda-sol, cadeiras de praia e estacionamento com vigilância.

Praia dos Amores:

Praia dos Amores

Praia dos Amores

Uma das mais escondidas praias de Búzios, a Praia dos Amores é destino certo para quem deseja sossego, tranquilidade e exclusividade.

O acesso difícil, a partir de uma trilha de pedras na Praia do Canto, ajuda a manter o local quase deserto.

A Praia dos Amores está localizada em meio a um grande paredão de rocha, com vegetação nativa.

A praia é rodeada por formações rochosas que levam à presença de algumas pequeninas praias, onde caberia apenas um casal. A faixa de areia da praia é curta e o mar agitado, mas o cenário é realmente encantador.

Por ter acesso complicado, a Praia dos Amores nem sempre é limpa adequadamente. A praia também sofre com o lixo que chega com a maré.

Praia Ferradurinha:

Praia Ferradurinha

Praia Ferradurinha

A praia Ferradurinha tem esse nome, devido a uma extensa enseada com essa forma.

Nela se encontram muitas da casas particulares mais bonitas de Búzios.

Um entretenimento a mais, para os que gostam da arquitetura e caminhar pela praia, observando as construções e os arrumados jardins desenhados por renomados paisagistas.

Uma característica a destacar é que a praia tem ótimas condições para esportes aquáticos.

Por não ser uma praia com muito vento, seu espelho de água se mantém com pouca ou nenhuma marola, ótimo para passeios em caiaque, pedalinho, esqui aquático e velejadas tranquilas em laser, hobby cat ewind surf.

Também têm passeios em banana boat e bóias circulares, todos se alugam na praia, a uns 200 metros dos restaurantes da praia à direita.

Praia Olho de Boi:

Praia Olho de Boi

Praia Olho de Boi

Praia Olho de Boi é um paraíso particular escondido entre altas encostas dos morros que circulam a Praia Brava, onde é possível tirar a roupa e ficar a vontade.

Essa praia de nudismo em Búzios é mundialmente conhecida e atrai turistas e curiosos que desejam ter a experiência do naturismo.

Esse pleno contato com a natureza selvagem de forma natural é agradável e socializa as pessoas, sem importar cor, corpo, credo ou status social. Eu mesmo sou praticante e sempre que posso frequento a Praia de Abricó, no Rio de Janeiro.

O nome dessa praia é relacionada a uma semente vermelha muito encontrada na região, que se assemelha a um “olho de boi”, dando aí o nome a essa praia de nudismo em Búzios que muitos já frequentaram ou tem curiosidade de visitar.

No bairro da Brava existem alguns hotéis e casas de temporada próximos a Praia Olho de Boi. Ficando hospedado por lá é fácil chegar com poucos minutos de caminhada.

Praia João Fernandes:

Praia João Fernandes

Praia João Fernandes

A praia João Fernandes é preferida dos estrangeiros que visitam Búzios.

Tem águas calmas e encostas repletas de casas e hotéis de luxo. Seus paredões são excelentes para a prática de snorkel.

Para quem não quer muito agito, o canto direito é um pouco mais tranquilo. Suas águas calmas são boas para andar de caiaque.

Nesta praia, as águas são um pouco menos frias.Possui bares e barracas que fornecem bebidas e comidas. Também oferece aluguel de caiaque e snorkel.

Outras atrações turísticas de Búzios:

Escultura dos Três Pescadores:

Escultura dos Três Pescadores

Escultura dos Três Pescadores

A Escultura dos Três Pescadores fica a frente da estátua do Juscelino Kubstchek, tanto que ele fica acenando para eles, na frente da Pousada Peixe Vivo.

São feitas em cobre. Instalada dentro d’água, à beira da praia da Armação, a escultura traz 3 pescadores em ação, eternizando o bonito gesto de tirar do mar os frutos que normalmente só vemos no prato. Christina Motta é a autora da obra.

A escultura dos Três Pescadores, na Praia da Armação, bem conhecida de todo mundo que anda pela orla de Búzios, foi  escolhida em primeiro lugar pelo site “ArtsInterface.org”, competindo com outras 25 instalações em espaço aberto de todo o mundo, como “a mais bonita e original”.

Segundo o site, os critérios para a eleição levaram em conta, também, a história e a cultura que as esculturas representam no local onde estão.

Inaugurada em 2000, os “Três Pescadores” costumam dar a impressão de que são homens de verdade, para quem vê a escultura pela primeira vez.

Estátua de Brigitte Bardot:

Estátua de Brigitte Bardot

Estátua de Brigitte Bardot

Brigitte Bardot mudou a vida de Búzios, então distrito de Cabo Frio, onde ficou hospedada em suas visitas pelo Brasil, na companhia do namorado Bob Zaguri, um playboy e produtor marroquino que viveu muitos anos no Brasil.

Depois da visita de Brigitte Bardot, acompanhada diariamente pela imprensa e recheada de fotografias, Búzios foi ‘descoberta’, virou município e tornou-se um dos pontos mais sofisticados e procurados do verão brasileiro, inclusive por estrangeiros.

Em sua homenagem , a Prefeitura local criou a Orla Bardot, na Praia da Armação, e instalou ali uma estátua de bronze da atriz em tamanho natural chamada de Estátua de Brigitte Bardot.

O único cinema do sofisticado balneário também leva seu nome, e existem outras dezenas de referências a ela em todos os cantos da cidade.

Em sua biografia, ela deixou registrado que os períodos passados na região foram as épocas mais lindas de sua vida.

Em 2008 foi filmado o curta-metragem “Maria Ninguém” sobre a ida de Brigitte Bardot ao Balneário de Búzios, com Fernanda Lima interpretando a atriz francesa.

Ela é reconhecida por ter popularizado o biquíni usando-o em seus primeiros filmes, nas aparições em Cannes e em dezenas de fotos de revistas.

Ilha do Caboclo:

Ilha do Caboclo

Ilha do Caboclo

A Ilha do Caboclo é pequena e bem próxima ao Cais do Centro e a Orla Bardo.

A ilha não é habitada , porem na antiguidade à Ilha do Caboclo, serviu como apoio terrestre as longas viagens transoceânicas.

Também foi base naval de pirataria contra a navegação portuguesa e espanhola, e tráfico de pau-brasil que se fazia com a ajuda de jesuítas e índios catequizados.

Situada bem próximo à Praia da Armação, no centro de Búzios, a Ilha do Caboclo faz parte de muitos cartões postais da cidade.

Quem passa pela Orla Bardot, vê a ilhota, com mais ou menos 1 km², de vários ângulos, sempre emoldurada pelo mar, repleto de embarcações, pelas montanhas e pelo azul de Búzios.

Mirante de João Fernandes e Mirante do Forno:

Mirante de João Fernandes e Mirante do Forno

Mirante de João Fernandes e Mirante do Forno

Mirante de João Fernandes – Próximo à praia de mesmo nome, oferece uma bela vista do mar, mas recomenda-se o acesso apenas em dias de sol.

Do alto é possível avistar algumas ilhas próximas da península: Âncora, Gravatás e Filhotes. O acesso ao mirante é um pouco difícil.

A pé, pela praia, pode ser um pouco cansativo. O ideal é que se vá de carro, a partir da Praia de João Fernandes, subindo a ladeira em direção ao topo.

Mirante do Forno – Oferece linda vista da cidade e das praias. Não tem muita estrutura, mas vale a pena a visita por ser mais alto do que o outro mirante da cidade. Fica entre as praias Brava e Forno.

Ponta da Lagoinha:

Ponta da Lagoinha

Ponta da Lagoinha

Escondida entre as praias da Foca e da Ferradura e acessível por uma pequena trilha (500 metros), fica a Ponta da Lagoinha, chamada por estudiosos de Himalaia Brasileiro.

O codinome vem do fato de que a formação geológica, data de 600 milhões de anos, está cercada por rochas escarpadas em camadas paralelas numa inclinação de 20 graus, fato geológico – e lindo – característico do Himalaia.

A beleza natural da paisagem impressiona: espetaculares formações rochosas com pequenas piscinas naturais de águas cristalinas.

A dica é ir na maré baixa, para explorar e apreciar o cenário, envolto ainda pela vegetação nativa e típica do litoral, repleta de cactos de cabeça branca.

Por não ser muito conhecida, a Ponta da Lagoinha é um local tranquilo até mesmo na alta temporada, sendo um ponto perfeito apreciar o pôr do sol, o amanhecer e o nascer da lua cheia.

De lá também se tem uma linda vista da praia do Forno e das ilhas Âncora, Gravatás e Ilhotes.

É tão grande a importância geológica da área e de sua preservação, que, em 2003, o governo do Estado do Rio de Janeiro tombou a ponta e seus costões rochosos. Uma placa explicativa no local informa sobre as formações e suas curiosidades, entre elas, a ação das ondas e das marés para esculpir o granito.

O acesso é feito pela primeira entrada à esquerda após a praia da Foca (vindo da praia do Forno). Vindo da praia da Ferradura, a ponta fica logo após à pousada Pedra da Laguna.

Não há sinalização, apenas uma pequena placa. A dica é estacionar o carro em frente à pousada, onde há um pequeno lago com gansos. Passeios turísticos e city tours também levam ao local.

Rua das Pedras e Orla Bardot:

Rua das Pedras e Orla Bardot

Rua das Pedras e Orla Bardot

Rua das Pedras é considerada a parte mais glamorosa de Búzios.

Tem pouco mais de 600m de comprimento, e serve como passarela para quem quer ver e ser visto.

Nela estão alguns dos bares mais requisitados, os restaurantes mais chiques, as lojas de grife e as galerias de arte.

A movimentação maior é a partir do entardecer e a rua fica deslumbrante com a iluminação antiga e amarelada.

Orla Bardot é a continuação da Rua das Pedras, que segue em paralelo à Praia da Armação. Nesta região também estão localizados os bares, restaurantes, lojas e casas noturnas.

O calçadão da orla conta com decks e bancos, além de pequenos jardins. É neste local que se pode encontrar a famosa estátua de Brigitte Bardot, cuja presença impulsionou o turismo na cidade

Além desta, outra estátua de visitante ilustre: o Presidente Juscelino Kubitshek.

O local também conta com uma linda homenagem aos pescadores fundadores da vila, com uma bela estátua de três homens pescando, feita pela escultora Christina Motta.

Leia Também:

SÃO PAULO – Conheça os principais pontos turísticos, Hotéis e Restaurantes

Passagens Aereas Vip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *