BARCELONA – Conheça os principais pontos turísticos e monumentos da cidade

Barcelona:

Barcelona é conhecida como capital do modernismo catalão. A cidade, na qual viveu e trabalhou o arquiteto Antoni Gaudí, conta com algumas de suas obras mais relevantes, que atraem a cada ano, milhões de visitantes de todo mundo.

A obra mais representativa de Gaudí, é o Templo Expiatório da Sagrada Família, que ele deixou inacabado e que segue sendo construído lentamente, como as catedrais na Idade Média.

A cidade possui uma mistura de estilos arquitetônicos que é única na Europa, e inclui elementos de diversas culturas.

Mas não é só a arquitetura que é única, pois a topografia da cidade também encanta com seus morros e colinas, que parecem se esparramar na costa do Mediterrâneo.

Barcelona tem um clima mediterrânico com invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos. Sua temperatura média anual é de 21°C durante o dia e 14 °C à noite. A temperatura média anual do mar é de cerca de 20 °C.

O mês de janeiro é o mais frio de Barcelona, e a temperatura varia entre 7 até 17 °C durante o dia e de 4 a 10 °C durante a noite, enquanto a temperatura média do mar fica em torno de 13 °C.

A cidade está sempre lotada de turistas de todas as partes do mundo, que escolhem a capital da Catalunha para curtir festas, veranear e conhecer seus lindos pontos turísticos.

Destaque turístico de Barcelona:

Camp Nou:

Camp Nou - Barcelona

Camp Nou – Barcelona

O Camp Nou é considerado o maior estádio da Europa e é a sede do Barcelona Futebol Clube desde 1957. Situado a cerca de 5 km a leste de Barcelona Cidade Velha, o estádio com 99.354 lugares é um dos mais prestigiados do mundo.

Em um tour pelo estádio, é possível conhecer as arquibancadas, o museu do Barça e várias instalações como a imprensa e o vestiário do time visitante.

O “Camp Nou Experience” é o nome que recebe a visita às instalações do estádio que ocorre todos os dias com vários horários, e incluem acesso ao campo, ao museu, ao vestiário dos visitantes, ao túnel dos jogadores e à sala de imprensa.

Um passeio ao Camp Nou é uma extraordinária experiência social e cultural, que oferece aos visitantes, uma visão da história do clube, jogadores lendários e um imenso legado de futebol.

Entre as atrações mais notáveis ​​do Camp Nou estão o FC Barcelona Museum, o FCBotiga Megastore, a capela dos jogadores e a área dedicada aos veteranos futebolistas do clube.

Com uma área de 3.500 metros quadrados, o Museu do FC Barcelona é o segundo mais visitado da cidade depois do Museu Picasso, com uma média de 1,2 milhões de convidados por ano.

Recentemente renovado, o espaço ocupa três andares, com várias exposições de parede e mesas interativas dedicadas às incríveis conquistas do clube.

Entre as áreas mais interessantes estão a zona de troféus, a tela gigante de 35 metros e o Messi Space, onde os visitantes podem admirar todas as suas conquistas pelo clube, exibidos em uma parede interativa moderna.

Outros pontos turísticos de Barcelona:

Catedral Sagrada Familia:

Catedral Sagrada Familia

Catedral Sagrada Familia

A Catedral Sagrada Família é uma monumental igreja inacabada e iniciada em  19 de abril de 1882 a partir do projeto arquitetônico de Francisco de Paula del Villar, e de acordo com os cálculos, só será terminado por volta do ano 2026.

A Sagrada Família é, de longe, a atração turística mais visitada de Barcelona, ao final de 1883 Gaudí foi encarregado de continuar a obra com um majestoso projeto, mas morreu em 1926 e não chegou a ver sua mais importante obra terminada.

As enormes torres da catedral possuem contornos inspirados na montanha Santa Montserrat. A simbologia cristã está presente em toda obra de Gaudí e na superfície estão inúmeras esculturas. A fachada à sudoeste e as quatro torres, estão quase terminadas, e a nave, iniciada em 1978, está em construção.

Os detalhes do prédio são impressionantes, assim como o material usado em sua construção. A parte antiga diferencia da parte nova da estrutura, que está sendo construída com pedras de cores diferentes.

Por ser tão famosa, a atração costuma atrair multidões, e as filas do lado de fora são quilométricas.

Palau Nacional:

Palau Nacional

Palau Nacional

Localizado no topo do monte de Montjuic, o Palau Nacional é um dos prédios mais impressionantes de toda a Europa. Construído em 1929, o palácio hoje em dia abriga o Museu Nacional de Arte da Catalunha.

A área do palácio é repleta de atrações, como a Plaza Espanya (onde há um mirador), a fonte de Montjuic e também as belas torres venezianas que embelezam o caminho que leva até o palácio.

A visão desta parte da cidade é encantadora, para quem vai para Barcelona e quer visitar vários lugares, á recomendado comprar o “Cartão de Barcelona”, que dá acesso a mais de 20 atrações da cidade, e oferece desconto em várias outras, além de viagens grátis no sistema de transporte públicos.

Parque Güell:

Parque Güell

Parque Güell

O Parque Güell, é o mais famoso de Barcelona, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

É um grande parque urbano, situado no distrito de Gràcia da cidade de Barcelona, originalmente destinado a ser uma urbanização, projetado por Antoni Gaudí, por encomenda do empresário Eusebi Güell.

Construído entre 1900 e 1914, revelou-se um fracasso comercial e foi vendido ao Município de Barcelona em 1922. Em 1969 foi nomeado Monumento Histórico Artístico de Espanha.

Diferente, com árvores e cheio de formas orgânicas, as curvas se misturam com cacos coloridos de azulejos e formam mosaicos que dão voltas e mais voltas.

O parque está cheio de percursos estreitos e diferentes e foi primeiramente concebido como um patrimônio particular,mas tornou-se um parque público em 1922.

No recinto do parque, numa casa onde Gaudí morou durante quase vinte anos, funciona desde 1963 a Casa-Museu Gaudí, cujo acervo inclui objetos pessoais e obras de Gaudí e de alguns dos seus colaboradores.

Museu Picasso:

Museu Picasso

Museu Picasso

Outro ponto turístico famoso em Barcelona é o Museu Picasso, dedicado às obras do pintor nascido no sul da Espanha.

Pablo Picasso se mudou para Barcelona e por lá viveu durante anos, o que despertou no artista, um amor incondicional pela cidade.

O Museu Picasso de Barcelona foi fundado em 1963 e possui mais de 4 mil obras deste gênio. O museu foi idealizado no antigo palácio Berenguer d’Aguilar, um belo prédio em arquitetura gótica.

As obras que estão expostas no Museu Picasso de Barcelona remetem principalmente às fases iniciais do artista, o que é bem interessante, pois se nota a evolução artística de Picasso.

No Museu é possível contemplar, por exemplo, a série completa “Las Meninas”, baseada no quadro do pintor Velásquez, que fica no Carrer Montcada, 15-23, Barcelona.

Parque Montjuic:

Parque Montjuic

Parque Montjuic

O Parque Montjuic fica numa montanha, e de lá é possível ver a Les Arènes, uma antiga arena onde os Beatles tocaram em 1966.

Lá está localizada a Fundacion Joan  Miró, e perto dali no Palau Nacional o Museu Nacional d’Art de Catalunha. No noroeste de Montjuic é o “espanhol Village “, Poble Espanyol.

O Anel Olímpico é o grupo de instalações desportivas onde foram as Olimpíadas de 92.

O parque fica aberto de terça feira à sábado, das 10h às 19h e aos domingos das  10h às 14:30h. É fechado às segundas feiras, exceto feriados.

La Pedrera – Casa Milà:

La Pedrera - Casa Milà

La Pedrera – Casa Milà

La Pedrera , também conhecida como Casa Milà, é uma das obras mais importantes de Antoni Gaudí. Foi também a última casa residencial construída por ele, que dedicou os últimos anos da sua vida ao projeto e construção da Sagrada Família.

Em 1906, um pequeno edifício de 3 andares foi demolido e deu lugar a La Pedrera. Uma obra encomendada por Pere Milà, um jovem endinheirado casado com uma rica viúva, ao renomado Gaudí.

Pere Milà queria uma casa glamourosa e requintada e que ofuscasse as famosas vizinhas do Passeig de Gràcia: a Casa Amatller, a Casa Batlló e a Casa Lleó Morera.

Gaudí, que recebeu um orçamento ilimitado para a obra, ficou empolgado. O resultado do seu trabalho foi uma grande escultura abstrata, onde triunfam as linhas curvas e formas orgânicas.

Após a inauguração, a obra foi motivo de chacota generalizada. Sua modernidade não foi compreendida e o próprio apelido de La Pedrera, dado à casa logo depois de inaugurada.

Era um projeto muito à frente de sua época e só com o passar do tempo foi reconhecido seu autêntico valor. Por sua importância para a história da arte e da arquitetura, a Casa Milà foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1984.

Praça de Catalunha:

Praça de Catalunha

Praça de Catalunha

Considerada o coração de Barcelona, a Praça de Catalunha fica no centro da cidade velha, e próxima de pontos importantes, como a catedral da cidade.

É grande movimento de turistas na área, já que a praça fica no início de La Rambla, a mais famosa avenida da cidade, que vai do centro até o mar, terminando no Porto Velho e no monumento a Colombo.

A praça é rodeada de prédios importantes, das décadas de 20 e 30, além de ter também uma linda fonte e jardins bem cuidados, com flores coloridas, que dão um toque todo especial.

Outro ponto de destaque é o jardim de estátuas, na parte norte da praça, onde se tem uma visão privilegiada da  praça e toda a região ao seu redor.

É da Plaza Catalunha que partem os famosos ônibus panorâmicos, que facilitam o passeio em pela cidade, já a pé, é possível ir até o próximo ponto turístico de Barcelona, a Catedral de Barcelona.

La Rambla:

La Rambla

La Rambla

La Rambla é uma rua no centro de Barcelona, popular entre turistas e habitantes locais. Um shopping center margeado por árvores, que se estende por 1.200 metros.

La Rambla é uma larga avenida que inicia na Plaça Catalunha e segue até Porto Velho em direção à praia, junto ao majestoso Monumento de Cristóvão Colombo, datado de 1888, que aponta para a América e tem mais de 50 metros de altura

Em cada trecho de La Rambla tem um nome diferente, ao longo de La Rambla, se alinham cafés, restaurantes, livrarias, floriculturas e lojas diversas.

Sem contar a marca registrada do local, os artistas de rua, estátuas vivas, pintores e músicos, num show que não tem hora para acabar.

Leia Também:

ROMA – Conheça os principais pontos turísticos da Cidade Eterna

Passagens Aereas Vip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *